Facebook ‘deixa de ser azul’: veja o que muda no visual da rede social

Facebook ‘deixa de ser azul’: veja o que muda no visual da rede social

Facebook terá uma grande mudança de visual em breve. Anunciada no evento F8 junto com novidades para Instagram, WhatsApp e Messenger, a renovação de design se chama FB5 e mira na simplicidade dos elementos gráficos da plataforma. A interface da rede social ficará mais limpa e irá abandonar a clássica cor azul tanto no PC quanto no celular. Segundo Mark Zuckerberg, um dos objetivos é também reforçar a vocação da plataforma para comunicação mais privada, dando mais destaque aos grupos dos quais os usuários participam.

A atualização do aplicativo começará a chegar imediatamente para algumas pessoas. Já a reformulação do site desktop tem previsão para ser liberada “nos próximos meses”. Veja o que esperar das alterações na aparência da plataforma.

 

1. Tela inicial

A estrutura da página principal do Facebook se mantém praticamente inalterada. As postagens ficam em um feed central, ladeado por um menu de opções à esquerda e a lista de amigos online à direita. O Facebook Stories também continua no topo. No entanto, o visual de todos esses elementos muda: o fundo perde a coloração azul e fica branco, assim como a barra superior.

 

2. Organização de botões

O Facebook reorganizou os botões, transformando alguns menus que ficavam na lateral em abas na parte superior. São eles: Notificações, Vídeos, Perfil, Marketplace, Grupos e Messenger. A mudança também é um exemplo do que Zuckerberg quer dizer com a rede social ficar “mais simples, rápida e imersiva”. Tudo ficou mais dinâmico, já que os botões mostram o conteúdo correspondente no instante do clique, sem carregar uma nova página. A tendência é que a navegação do feed principal para outras seções da plataforma fique mais ágil. Veja aqui

 

3. Grupos

O destaque maior aos grupos começa no menu lateral da primeira página do Facebook. Como o Watch e demais itens viraram abas, a lista de botões mostra os grupos do usuário logo no topo. Já ao acessar a aba no topo, o usuário visualiza uma nova mensagem de boas-vindas e uma página com menor densidade de informações: há mais espaços vazios entre as colunas de texto e fotos. As seções de sugestões de grupos e categorias na parte principal da página, assim como a função de busca e os grupos aos quais o usuário pertence na lateral, permanecem.

 

4. Notificações

Apesar do suposto foco em comunicação privada, o Facebook reservou a maior mudança visual para as notificações. Em vez de uma pequena janela suspensa, os alertas do usuário ganham uma página própria, com informações mais fáceis de visualizar. Comentários e menções aparecem ali no primeiro clique, sem precisar abrir o conteúdo completo em uma segunda página.

 

5. Perfil

No lugar de um link na lateral, o perfil do usuário ganha um botão de maior destaque em uma aba central do Facebook. Ao acessar a tela, é possível ver informações como foto de perfil, nome e biografia centralizadas em relação à imagem de capa. O restante do layout fica igual, com exceção de um novo botão para adicionar um Story rapidamente com um clique.

 

6. Facebook Watch

A seção de vídeos do Facebook no novo layout para web fica mais parecida com as versões para celular e TV. O tom escuro predomina, dando a impressão de que o usuário acabou de ativar o modo noturno no navegador. O resultado é uma imersão maior no conteúdo dos vídeos, que seguem tocando automaticamente.

 

7. Marketplace

As mudanças na função de compra e venda do Facebook seguem o tom dos Grupos. Fotos e textos de descrição estão menores e há mais sobra de espaço entre cada anúncio. O visual é mais leve que o anterior, que continha sempre muita informação concentrada em pouca extensão de página.

 

 

Fonte: TechTudo